As Sea Tags, produto lançado em 2016 no âmbito da METS TRADE, é um dos sistemas de alarme mais inovadores para casos de “Homem ao Mar” e o primeiro a ser compatível com smartphones.
Este equipamento permite transmitir continuamente um sinal que é monitorizado por um ou vários smartphones através da aplicação gratuita ‘Sea-Tags’, disponível na Apple Store e Google Play.
Através da tecnologia Bluetooth, se uma pulseira estiver imersa ou muito longe da embarcação, o sinal é interrompido e o(s) telefone(s) accionam um alarme e registam a posição GPS no momento do incidente. O sistema foi cuidadosamente desenvolvido para evitar falhas e para ser monitorizado por vários telefones ao mesmo tempo, assegurando assim a segurança de toda a tripulação.
Especialmente desenvolvidas para embarcações de recreio, as Sea Tags podem ser utilizadas em barcos de até 15 m de comprimento, devido às limitações da cobertura Bluetooth, para evitar falsos alarmes. Este é um sistema que pode não só salvar a vida de toda a sua tripulação, como da sua própria família.
Estes dispositivos funcionam mediante duas opções:
Crew Mode: Esta fucionalidade foi especialmente desenvolvida para situações em alto-mar com diversas pessoas a bordo. Não necessita de rede GSM e permite monitorizar toda a tripulação através de bluetooth. Em caso de Homem ao Mar, a aplicação emite um alerta informando a posição do náufrago no momento em que este caiu ao Mar com as coordenadas GPS exactas.
Solo Mode: Necessitando de cobertura de rede GSM, esta funcionalidade foi desenvolvida para quem navega sozinho em zona costeira (até cerca de 3 milhas da costa, mediante a zona em que se encontra). Nesta funcionalidade, em caso de Homem ao Mar, a aplicação permite accionar um alarme para um número de contacto em terra. Este contacto recebe uma SMS com as coordenadas GPS do local onde se deu o incidente, facilitando o resgate do náufrago pelas autoridades de emergência ou salvamento. |